Um carregador de água, levava dois potes, ambos pendurados em cada ponta da vara que ele carregava atravessada em seu pescoço.
Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do patrão.
Mas o pote rachado chegava com água apenas pela metade. Foi assim por algum tempo. Diariamente, o carregador entregava um pote e meio de água na casa de seu patrão.
Sentia-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que lhe havia sido designado. Ao perceber essa falha desagradável, um dia falou para o seu companheiro à beira do poço: - Estou envergonhado. Quero pedir desculpas. - De que você está envergonhado?
- Nesse tempo todo fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura faz com que a água vaze pelo caminho. - Fique sossegado. Quando retornarmos à casa do meu patrão, quero que observes as flores que nasceram ao longo do caminho.
De fato. À medida que eles subiam a montanha, o velho pote notou muitas e belas flores silvestres.
Disse-lhe o companheiro: - Por muito tempo eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem essa rachadura meu patrão ele não poderia ter essa beleza para ornamentar sua casa.
Lição: Há males que vêm para bem. O bom Deus transforma em merecimentos as nossas boas obras, por mais pobres que sejam.